Desenho de Observação

Desenho de Observação: O bom desenho não vem apenas de dom ou treino. Vem da da habilidade de observar o objeto desenhado tentando capturar o que ele realmente é ( não como pensamos que ele é ).

Acredito que isso vale pra tudo na vida. Geralmente temos pré-conceito sobre tudo. Aquele esteriótipo criado sem análise, fruto do circulo cultural-familiar onde crescemos e vivemos. Não é nossa opinião de fato. É a mentalidade fácil do meio, sem a nossa obervação pessoal mais atenta. Opinião de ouvido.

Quando desenhamos qualquer coisa sem uma referência prévia, criamos uma forma simplória, tosca. O bom desenho, com detalhes interessantes, proporção, volume, valores tonais bonitos, só acontece após muito treino de observação atenta. Só assim descobrimos onde cada elemento deve estar na composição.

Com o tempo e com a prática é claro que você cria sua própria biblioteca mental, mas resultado da compreensão as formas e valores. Você deixa de copiar a passa a criar. Passa a contribuir com sua própria visão do mundo, sem desconsiderar como o mundo é para os outros. Mas até isso parte da observação que já se teve. Picasso, com sua arte que fugia muito da realidade, dizia que “Não existe arte abstrata. Você precisa sempre começar com algo. Depois, pode eliminar todos os traços de realidade.”

Enfim, tudo na arte e na vida começa pelo prática de observar.

Na vida, tomar decisões ou emitir opiniões baseado só no que você pensa, sem analisar os fatos, é como fazer um desenho ruim. E como diz o ditado: “Molduras boas não salvam quadros ruins.”

Que possamos desenvolver o bom hábito de observar a vida sempre com bons olhos, para pintarmos nossos dias sempre com cores alegres. Feliz Abril.

Dirceu Veiga – 02/04/2017

Desenho de Observação

Vamos conversar? COMENTE:

Deixe uma resposta